Café da manhã marca homenagem a garis em Parauapebas

Redação Por: Redação

Cidades Diversas

283 Visualizações

Publicado em 16/05/2018 11:28h

Café da manhã marca homenagem a garis em Parauapebas

Secretário de Serviços Urbanos destaca a importância do trabalho dos garis para a manutenção das vias da cidade

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Parauapebas (Semurb) ofereceu na manhã de desta quarta-feira (16) um café da manhã aos trabalhadores da limpeza pública do município, em celebração ao Dia Nacional do Gari. O café da manhã foi oferecido no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC) e contou com a presença do secretário de Serviços Urbanos, Edmar Lima.

#ANUNCIO

A data lembra o dia da publicação da Lei que instituiu a categoria, em 16 de maio de 1962. A palavra gari é uma homenagem ao empresário francês Aleixo Gary, que se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro.

Em 11 de outubro de 1876, ele assinou um contrato com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza da cidade, que incluía a retirada de lixo de casas e praias e o transporte para a Ilha de Sapucaia, atual bairro do Caju.

O contrato de Aleixo venceu em 1891 e seu primo Luciano Gary o substituiu. A empresa acabou em 1892 e foi criada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da Cidade, cujos serviços não eram considerados satisfatórios.

No ano de 1906, o órgão tinha somente 1.084 animais de carga para trabalhar na coleta das 560 toneladas de lixo. A partir dessa data, teve início a coleta de lixo com equipamentos mecânicos.

Inicialmente, o trabalho da empresa era promover a limpeza nas ruas e praias da cidade. Com o passar do tempo, o trabalho foi dando tão certo que, naturalmente, começou a se expandir pelo restante da cidade e também pelo Brasil.

Hoje, essa profissão é imprescindível para que a cidade se mantenha limpa. O secretário municipal de Serviços Urbanos, Edmar Lima, destacou a importância do profissional na manutenção da limpeza da cidade e frisou que a homenagem, realizada pelo segundo ano consecutivo, é em reconhecimento ao trabalho dos servidores.

“São profissionais que trabalham dia e noite para manter a cidade limpa. É um trabalho árduo e pedimos a colaboração da população para que não jogue lixo na rua, antes, mantenha nossa Parauapebas sempre limpa. Quando for colocar seu lixo na rua, sempre o acondicione corretamente, para facilitar o trabalho dos garis e evitar acidentes”, pede o secretário.

Atualmente, informa Edmar Lima, 319 garis fazem parte da equipe de limpeza de Parauapebas, divididos em equipes e em turnos diurnos e noturnos. Esses profissionais incluem os que trabalham com roço e capina das ruas, coleta do lixo doméstico, varrição de vias públicas e coleta de lixo patológico ou lixo hospitalar.

Orgulho

Karleide da Conceição, que há três meses está trabalhando como gari, diz que tem orgulho da sua profissão. Ela ressalta que hoje eles trabalham com os equipamentos de segurança e isso torna mais seguro a atividade deles.

“Eu estou gostando muito do meu trabalho. Somos uma família unida”, garante, agradecendo ao secretário municipal pela homenagem feita a categoria. (Tina Santos, com informações de Ronaldo Modesto)

 

 

 

Fotos: Jessica Diniz e Ronaldo Modesto

Comentários

Deixa seu comentário abaixo sobre esta notícia: