Correio de Carajás

Trump diz que irá assinar algo ‘preventivo’ sobre imigração

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (20) que irá assinar algo “preventivo” sobre imigração em breve, afirmando que quer solucionar o problema de famílias imigrantes sendo separadas na fronteira do país com o México.

Não ficou claro de imediato o que o presidente irá assinar.

Uma reportagem anterior do canal Fox News disse que o governo Trump estava considerando um decreto que permitiria que famílias imigrantes que cruzassem a fronteira ilegalmente permanecessem juntas por mais tempo do que é autorizado atualmente.

Leia mais:

Trump, falando com repórteres na Casa Branca, disse esperar que sua medida seja acompanhada de uma iniciativa legislativa.

A política de separar crianças dos pais na fronteira vem provocando grande polêmica nos Estados Unidos. Ela estabelece que imigrantes ilegais adultos tenham que responder a processos criminais. Com isso, os menores de idade que chegam junto com seus pais são separados e levados a abrigos sob custódia do governo.

Segundo uma fonte da CNN, funcionários do Departamento de Administração trabalham desde a manhã de quarta-feira em uma ordem executiva para o presidente. Os detalhes dessa ordem executiva estão sendo elaborados através de conversas contínuas entre a Casa Branca, o Departamento de Justiça e o Departamento de Segurança Interna, explicou a fonte da CNN.

Embora o procurador-geral Jeff Sessions não tenha estado na reunião na Casa Branca pela manhã, seu chefe de gabinete esteve lá para representar o Departamento de Justiça, acrescentou a CNN.

Antes dos comentários de Trump, os assessores da Casa Branca se recusavam a comentar rumores sobre uma ordem executiva e os senadores e deputados republicanos aparentemente não tinham conhecimento de uma ação executiva. Funcionários de Trump e da Casa Branca têm pressionado os legisladores do Partido Republicano nesta semana a aprovar uma legislação que lide com a reforma da imigração.

Tanto a primeira-dama Melania Trump quanto a Secretária de Segurança Interna, Kirstjen Nielsen, tiveram papéis no curso dessa mudança de posição do governo Trump, indica a rede CNN.

A primeira-dama trabalha há vários dias nos bastidores, incentivando o presidente a manter as famílias unidas, disse um funcionário da Casa Branca. Melania Trump teve várias conversas privadas com o marido, obrigando-o a fazer o possível para manter intactas as famílias na fronteira, seja por via legislativa, ou agindo sozinho para impedir o processo, disse a autoridade.

Nielsen esteve na Casa Branca durante toda a manhã na sala com o presidente. (Fonte:G1)