Correio de Carajás

Alerta: Instituto Brasileiro de Peritos indica que áudio de Bolsonaro é falso

Mais um episódio no eterno “duelo de fake news” que se tornou a disputa eleitoral pela presidência do Brasil, e mais uma vez envolvendo o candidato à presidente Jair Bolsonaro. Desde a noite de terça-feira (18), um arquivo de áudio vem sendo compartilhado pelas redes sociais, que mostra um suposto desabafo de Bolsonaro, internado no Hospital Albert Einstein devido a uma facada recebida durante comício em Juiz de Fora (MG).

O suposto desabafo mostra um Bolsonaro exaltado, indignado por estar numa cama de hospital sem poder fazer nada enquanto vê seus principais adversários subindo nas pesquisas, com seu candidato a vice agindo sem o consultar. No áudio, o suposto candidato também profere palavras e baixo calão às enfermeiras do hospital.

Apesar do conteúdo “bombástico” das declarações, tudo indica se tratar de um áudio falso. De acordo com o Instituto Brasileiro de Peritos, as primeiras análises indicam que a gravação não é do candidato, mas sim de uma pessoa o imitando, mas pede pelo menos 24h para que possa analisar o conteúdo com profundidade e tomar uma posição assertiva sobre o áudio ser ou não real.

Leia mais:

Já o Hospital Albert Einstein, onde o candidato está internado, divulgou via assessoria de imprensa que não houve nenhum registro de confusão ou reclamação por parte dos funcionários sobre a conduta do candidato, e que por isso acredita se tratar de um arquivo falso. Carlos Bolsonaro, filho do candidato, também se manifestou sobre o assunto utilizando o Twitter.

Outro veículo que também afirmou se tratar de uma produção falsa foi o Boatos.org. De acordo com o site, existem vários fatores que apontam para que o áudio seja apenas uma imitação do candidato, como o fato não ter surgido de nenhuma fonte confiável da imprensa, baseia-se em notícias comprovadamente falsas (como a que diz que a facada foi forjada) além de algumas características de sotaque que mostram que não é o próprio Bolsonaro falando, mas sim uma pessoa o imitando.

Só será possível dizer com exatidão se o áudio é falso mesmo ou não amanhã, quando o Instituto irá completar sua análise do arquivo, mas todas as informações obtidas até o momento apontam para que o arquivo seja uma invenção criada por adversários políticos. (Canaltech)