Correio de Carajás

Mãe e filho, acusados de integrarem facção, são localizados no sudeste paraense

Em decorrência da a Operação Red Money, a Polícia Civil do Pará cumpriu dois mandados de prisão na manhã de hoje, quarta-feira (8), contra suspeitos de envolvimento em uma facção criminosa oriunda do Mato Grosso.

Um dos alvos foi Fernando Soares Lacerda, que já estava recolhido no Centro de Recuperação Regional de Tucuruí. O outro é a mãe dele, Juraci Soares Lacerda, presa em Jacundá, a 115 quilômetros de Marabá, no sudeste paraense.

Por meio da investigação iniciada pela Polícia Civil de Mato Grosso, foram emitidas mais de 230 ordens judiciais – dentre elas 94 mandados de prisão – contra os membros da facção. A investigação já era desenrolada há mais de um ano e foram descobertas três fontes principais de recursos para que a facção fosse mantida.

Leia mais:

Uma delas era o pagamento de mensalidade pelos integrantes do grupo. Outra era o pagamento de mensalidades pagas por traficantes. Por último, os bandidos também cobravam uma “taxa de segurança” de estabelecimentos comerciais, extorquindo os comerciantes.

PARÁ

Fernando Soares Lacerda já estava preso por outro crime, cometido em abril deste ano, quando ele e mais outros quatro homens foram autuados por associação criminosa após serem flagrados com equipamentos comumente utilizados para assaltos em agências bancárias.

Após ter contra ele cumprido o mandado de prisão expedido no Mato Grosso, deverá permanecer na casa penal de Tucuruí. Já a mãe será encaminhada para o Centro de Recuperação Feminino, em Marabá. (Luciana Marschall)