As obras de asfaltamento, canalização de água, urbanização de ruas e passagens na Folha 23 estão próximas de acabar, segundo a construtora responsável. Em entrevista ao CORREIO, o engenheiro da Artec, Jaime Pessoa, confirmou que toda a pavimentação prevista para o bairro será concluída nesta quarta-feira (30).
“O percentual geral [da obra] está em cerca de 60%, mas em termos físicos está bem mais avançado, porque nós estamos concluindo a parte de pavimentação. Já cobrimos toda a drenagem e toda a rede de esgotamento sanitário. Até quarta-feira, 100% do pavimento vai estar pronto”, garante.
Ele explicou que, no momento, a equipe está se preparando para dar início ao acabamento. “Tem as valetas que a gente teve que abrir para colocar as redes de esgoto, que foi uma decisão sábia do prefeito para preservar o asfalto da Folha 23. A gente vai fazer uma revitalização, reconstruindo tudo o que foi danificado”. No entanto, disse que a operação demorará até o fim do mês para ficar pronta.
Embora as obras na Folha 23 estejam quase completas, na Folha 26 nem metade do serviço foi feito. Segundo o engenheiro, na localidade ainda falta colocar as redes de esgoto. “Também vai estar pronta a pavimentação das ruas, que não tinha. Vai ficar apenas o serviço de recuperação de onde era asfaltado e a gente tem que entrar cortando e fazendo as implantações das infraestruturas de rede de esgoto e drenagem”.
Esgoto
Jaime esclarece que toda a obra está em 60%, porque não envolve apenas pavimentação e drenagem, mas também a implantação das estações de bombeamento que vão conduzir todo o esgoto do núcleo Nova Marabá até à Estação de Tratamento, construída pelo Governo do Estado no Bairro Amapá.
“Porque essa obra contempla a infraestrutura de elevação, de condução dos esgotos para tratamento lá no Amapá, que são formados por duas elevatórias e quatro quilômetros de redes pressurizadas, que vão interligar essas elevatórias à estação”. Ele informou que tubulações serão implantadas ao longo da ponte sobre o Rio Itacaiunas, para fazer a conexão de um núcleo para o outro.
Para Pessoa, esses serviços vão diminuir bastante os alagamentos em épocas chuvosas, que costumam a acontecer ao longo da grota criminosa. No entanto, ele diz que enquanto continuar as ocupações e construções sobre o canal, as enchentes não vão acabar. “A implantação dos sistemas de esgotamento sanitário e drenagem soma muito, porque dá cidadania. Por outro lado vem a conscientização de quem está recebendo esse equipamento público”, opinou.
Conexão
Durante as obras, a Prefeitura de Marabá colocou uma ponte que liga a Folha 26 a 23, para facilitar o acesso entre os bairros. Segundo Jaime, depois que todo o sistema estiver implantado, os moradores vão ter acesso ao novo caminho. “Você vai poder sair da Mangueira, passar pela Folha 23, pela ponte, e vai ter uma rua de acesso à Folha 26, sem ter que passar pela VP-3. Ou quem estiver dentro da Folha 26, VP-8, e quer ir para a Transmangueira não é preciso ir lá na rotatória na VP-3”, detalhou. (Nathália Viegas com informações de Josseli Carvalho)
As obras de asfaltamento, canalização de água, urbanização de ruas e passagens na Folha 23 estão próximas de acabar, segundo a construtora responsável. Em entrevista ao CORREIO, o engenheiro da Artec, Jaime Pessoa, confirmou que toda a pavimentação prevista para o bairro será concluída nesta quarta-feira (30).
“O percentual geral [da obra] está em cerca de 60%, mas em termos físicos está bem mais avançado, porque nós estamos concluindo a parte de pavimentação. Já cobrimos toda a drenagem e toda a rede de esgotamento sanitário. Até quarta-feira, 100% do pavimento vai estar pronto”, garante.
Ele explicou que, no momento, a equipe está se preparando para dar início ao acabamento. “Tem as valetas que a gente teve que abrir para colocar as redes de esgoto, que foi uma decisão sábia do prefeito para preservar o asfalto da Folha 23. A gente vai fazer uma revitalização, reconstruindo tudo o que foi danificado”. No entanto, disse que a operação demorará até o fim do mês para ficar pronta.
Embora as obras na Folha 23 estejam quase completas, na Folha 26 nem metade do serviço foi feito. Segundo o engenheiro, na localidade ainda falta colocar as redes de esgoto. “Também vai estar pronta a pavimentação das ruas, que não tinha. Vai ficar apenas o serviço de recuperação de onde era asfaltado e a gente tem que entrar cortando e fazendo as implantações das infraestruturas de rede de esgoto e drenagem”.
Esgoto
Jaime esclarece que toda a obra está em 60%, porque não envolve apenas pavimentação e drenagem, mas também a implantação das estações de bombeamento que vão conduzir todo o esgoto do núcleo Nova Marabá até à Estação de Tratamento, construída pelo Governo do Estado no Bairro Amapá.
“Porque essa obra contempla a infraestrutura de elevação, de condução dos esgotos para tratamento lá no Amapá, que são formados por duas elevatórias e quatro quilômetros de redes pressurizadas, que vão interligar essas elevatórias à estação”. Ele informou que tubulações serão implantadas ao longo da ponte sobre o Rio Itacaiunas, para fazer a conexão de um núcleo para o outro.
Para Pessoa, esses serviços vão diminuir bastante os alagamentos em épocas chuvosas, que costumam a acontecer ao longo da grota criminosa. No entanto, ele diz que enquanto continuar as ocupações e construções sobre o canal, as enchentes não vão acabar. “A implantação dos sistemas de esgotamento sanitário e drenagem soma muito, porque dá cidadania. Por outro lado vem a conscientização de quem está recebendo esse equipamento público”, opinou.
Conexão
Durante as obras, a Prefeitura de Marabá colocou uma ponte que liga a Folha 26 a 23, para facilitar o acesso entre os bairros. Segundo Jaime, depois que todo o sistema estiver implantado, os moradores vão ter acesso ao novo caminho. “Você vai poder sair da Mangueira, passar pela Folha 23, pela ponte, e vai ter uma rua de acesso à Folha 26, sem ter que passar pela VP-3. Ou quem estiver dentro da Folha 26, VP-8, e quer ir para a Transmangueira não é preciso ir lá na rotatória na VP-3”, detalhou. (Nathália Viegas com informações de Josseli Carvalho)
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