Correio de Carajás

Semana Nacional do Trânsito terá ações em Marabá

Foi lançada na manhã desta terça-feira, dia 18, em Marabá, a Semana Nacional do Trânsito que é realizada de forma conjunta pelos órgãos de segurança da cidade. De acordo com o secretário Municipal de Segurança Institucional (SMSI), Jair Guimarães, a programação é bastante extensa e o assunto será intensificado até a próxima terça-feira, dia 25.

“É necessário falarmos de trânsito, que mata muito mais que guerra, mais que doenças, são mais de 57 mil pessoas por ano, 120 por dia, é uma verdadeira carnificina. Temos que divulgar esta campanha, falar em todos os meios, vamos estar a partir de hoje em escolas, com o Ministério Público, em empresas, praças, onde tiver público, e presentes em parcerias com órgãos falando do tema”.

O tema da ação neste ano é ‘Nós somos o trânsito’, o que, para Jair, foi pensado em momento propício. “Acredito que precisamos separar os bens das pessoas. Pessoas têm mais valor que coisas. Não são veículos que estão batendo, são pessoas que estão dirigindo e são pessoas que estão batendo e são nossos parentes, nossos amigos. É importante que façamos parte do trânsito”, comentou.

Leia mais:

Ele acrescenta que todos são responsáveis diretos pela transformação que querem ver na sociedade. “Enquanto adulto a gente sensibiliza através de campanhas educativas, até mesmo por multa educativa. E criança você educa nas escolas e dentro de casa, na igreja, dentro da sociedade.  Precisamos dar bons exemplos respeitando as leis de trânsito para transformar este caos que é o trânsito do Brasil”.

Jocenilson Silva, diretor do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (DMTU), reitera à população de Marabá que trânsito é responsabilidade de todos. “Os altos índices de acidentes temos por conta da irresponsabilidade de alguns condutores. Nesta semana estaremos focados na orientação e na fiscalização e costumo dizer que o DMTU de Marabá, hoje, está trabalhando o tripé do trânsito, ou seja, fiscalização, educação e sinalização”. (Luciana Marschall – com informações de Elson Gomes)