Professora universitária, Áustria Rodrigues Brito ao longo de vinte anos colaborou na formação de alunos do curso de Letras, que passaram pelo campus marabaense da Universidade Federal do Pará (UFPA, 2000 a 2013) e posteriormente Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa, 2013 a 2020).
Em sua jornada educacional, Áustria se formou doutora em linguística, coordenou o mestrado profissional de Letras e o grupo de pesquisa e estudos em línguas e literaturas indígenas, dentre tantas outras conquistas curriculares. Desde novembro de 2020 ela estava dando aulas no campus da UFPA em Belém, após pedir transferência para ficar mais perto de sua mãe.
Fora das salas de aula ela era uma mãe orgulhosa e filha dedicada, entre tantas outras qualidades citadas por colegas de trabalho, ex-alunos e familiares, que prestaram à ela suas últimas homenagens através das redes sociais.
“Salve Deus e graças a Deus pela vida e oportunidade de ter vivido e aprendido com esse ser tão generoso, paciente, humano e íntegro como foi a nossa amiga Áustria em sua passagem por este plano. Que as forças benditas do espaço, na imensidão do amor de Jesus Cristo, lhe recebam com muita luz e a guie no seu caminho para eternidade. Muito triste”, diz Igo Silva em uma mensagem.
“Perdemos uma amiga, colega de trabalho e uma guerreira. Meus sentimentos a todos familiares, parentes, amigos, colegas de trabalho, alunos e ex-alunos da professora Áustria Rodrigues Brito Brito” expressa Abilio Pacheco, também professor da Unifesspa.
“Mulher guerreira, batalhadora e espelho de tudo que eu desejo ser. Áustria Rodrigues Brito, ainda não acredito que nos deixou tão cedo! Minha alma chora. Jamais será esquecida”, lamenta Amanda Gabriela.
“Perda imensa de uma pessoa e profissional tão competente, querida e amada. É difícil de acreditar”, compartilha Naiane Reis.
O Instituto de Letras, Linguística e Artes da UNIFESSPA, compartilhou nota de pesar para a comunidade acadêmica: “A professora Áustria Rodrigues Brito prestou relevantes serviços à Unifesspa e participou diretamente da formação de inúmeros jovens e professores. Sua dedicação e a sua contribuição constituem, sem dúvida, marca indelével na trajetória educacional paraense. Nossos sentimentos!”.
O velório acontece a partir das 17h30 desta quinta-feira, 23, até às 9 horas de sexta-feira, 24. Ocorre na Capela da Cruz Verde, localizada na Av. Gov. José Malcher, 1974, em Belém.