Correio de Carajás

Com chegada do verão amazônico, especialista paraense alerta para cuidados com a saúde da pele

Foto: Free Pik

Saiba quais são os aliados para curtir o verão com saúde.

Conhecido como verão amazônico, o período mais quente do ano se aproxima e muitos paraenses, e também turistas, procuram as praias e balneários do estado para curtir as férias de julho.

Mas, os cuidados com a pele e a hidratação do corpo são importantes para que a diversão vire problema de saúde.

Protetor solar

 

Mesmo longe das praias e piscinas, a proteção solar deve ser feita diariamente, quando se está dentro do carro e até mesmo dentro de casa. Já para quem não abre mão de praia, onde a exposição ao sol é maior, a proteção deve ser ainda mais forte.

A farmacêutica e especialista em estética, Lorena Macedo, explica que “deve -se observar bem o protetor solar que está sendo adquirido”.

“A gente sempre pede que o protetor tenha uma alta proteção, como por exemplo, FPS acima de 50. A reaplicação do protetor solar deve ser feita a cada duas ou três horas. Hoje, já existe, no mercado, protetor solar de ação 18 horas, ou seja, a gente já consegue ter um produto que não precise ficar reaplicando. Mas, se for um protetor solar comum, a reaplicação é necessária”, detalha.

Já no caso das roupas com proteção solar, é necessário observar a qualidade para que seja um produto que realmente tenha proteção UVA UVB, e mesmo assim, a proteção pode não ser o suficiente para uma grande exposição ao sol, ela pontua.

“Então os protetores facial e corporal são indispensáveis e só após a sua aplicação, podem colocar a roupa por cima, principalmente quando falamos de crianças e pessoas que têm a pele mais sensível ou algum tipo de problema dermatológico”.

Pele com manchas

 

Lorena Macedo também faz um alerta para quem tem manchas na pele – melasma.

“Nesse caso, pode ser feita a tripla proteção, para que a pele fique realmente protegida. Por exemplo, é necessário aplicar o protetor solar branco, aplicar um protetor solar com base e finalizar com um pó compacto que também contenha proteção solar”.

Hidratação

 

Neste período do verão, a hidratação também é essencial, com água, sucos, água de coco, etc. Além da hidratação ingerida, a hidratação externa também é essencial.

“O hidratante é muito importante, mas deve-se ficar atento ao tipo de hidratante que você vai escolher, pois nosso clima é extremamente úmido, por isso precisamos optar por hidratantes que não estimulem a oleosidade da pele, para não correr o risco de desenvolver acnes”, explica.

Procedimentos estéticos

 

Especialista dá dicas de cuidado para a pele no verão amazônico. — Foto: Divulgação
Especialista dá dicas de cuidado para a pele no verão amazônico. — Foto: Divulgação

A especialista diz que é possível realizar procedimentos estéticos, mas com cuidado ao escolhê-los.

Os procedimentos feitos neste período não podem gerar lesões e processos inflamatórios mais exacerbados, já que a pessoa vai se expor ao sol em praias e piscinas. Procedimentos mais agressivos, onde precisa-se de um tempo para a regeneração do tecido, devem ser evitados, segundo, a especialista.

“Como exemplo de procedimentos que devem ser evitados nesse período, posso citar o Peeling, o Microagulhamento e o Jato de plasma, sendo procedimentos que geram lesões onde exige um tempo maior para a regeneração tecidual. Mas também existem procedimentos que podem ser realizados normalmente nesse período de verão, como por exemplo a Toxina Botulínica, Preenchimentos e Bioestimuladores de colágeno, claro que também respeitando as orientações de um profissional capacitado”, afirma.

Ao se expor ao sol é necessário ficar atento aos sinais que a pele dá quando começa ficar prejudicada.

Como ter uma pele saudável?

 

Para se ter uma pele saudável, a especialista recomenda uma rotina de cuidados com a alimentação, atividades físicas, hidratação, além da ajuda de produtos.

“Sabonetes para peles mais sensíveis, para pele mais ressecadas, mais oleosas, de acordo com a necessidade de cada pele, são aliados. Chapéus, óculos, roupas com UVA/UVB também são muito bem-vindos”.

Macedo explica que existem produtos que são indicados para o verão, como a água termal, que ajuda a acalmar a pele com o calor excessivo.

Seguindo essas dicas, ela garante que “tem como curtir ao máximo o verão e deixar a saúde em dia”.

(Fonte:G1)

Comentários

Mais

Escola de Parauapebas é denunciada por maus-tratos

Escola de Parauapebas é denunciada por maus-tratos

A Escola Educar, localizada no Bairro Cidade Jardim, está sendo alvo de denúncias por maus-tratos. De acordo com responsáveis, várias…
Adutora rompe e moradores do Cidade Nova ficam sem água da Cosanpa

Adutora rompe e moradores do Cidade Nova ficam sem água da Cosanpa

Na manhã desta sexta-feira, 1º de julho, técnicos da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) realizam reparo na tubulação localizada…
País tem 1ª alta de mortes por Covid mensal em 5 meses

País tem 1ª alta de mortes por Covid mensal em 5 meses

O Brasil registrou, em junho de 2022, 4.739 mortes pela Covid-19, em uma alta de 49,2% em relação a maio. É…
Quem é o jovem que diz ser capaz de limpar 80% do lixo do oceano

Quem é o jovem que diz ser capaz de limpar 80% do lixo do oceano

O holandês Boyan Slat tinha 16 anos quando, em uma viagem para fazer mergulho submarino na Grécia, encontrou mais sacolas…
Homem se atrapalha e deixa anel de R$ 6 mil cair no lago durante pedido de casamento

Homem se atrapalha e deixa anel de R$ 6 mil cair no lago durante pedido de casamento

Pedidos de casamento são únicos e inesquecíveis para os noivos, mas um em particular vai ficar marcado por outro motivo.…
Geladeiras devem exibir hoje nova etiqueta de eficiência energética

Geladeiras devem exibir hoje nova etiqueta de eficiência energética

A partir de hoje (1º), todos os refrigeradores que chegarem ao comércio brasileiro, fabricados nacionalmente ou importados, devem exibir a nova Etiqueta…