Correio de Carajás

Marabá sedia Encontro sobre Agricultura Familiar

Acontece hoje, terça-feira (12), em Marabá, o Encontro das Organizações Produtivas da Agricultura Familiar do Pará. O objetivo é orientar agricultores a potencializarem as vendas dos seus produtos para os órgãos públicos do Estado. O evento é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em parceria com a Prefeitura Municipal de Marabá, com apoio da Secretaria de Agricultura do Pará, do Senai e da Vale. A programação inicia às 14h e será realizada na sede do Senai Marabá, na Folha 31, no Núcleo Nova Marabá.

De acordo com a Coordenadora Geral de Aquisição e Distribuição de Alimento do MDS, Hétel Santos, a reunião desta terça-feira é uma preparação para o evento regional sobre o tema, o Simpósio Estadual de Compras Públicas da Agricultura Familiar, que também será realizado em Marabá, no final do mês.

“A nossa expectativa para esta conversa de terça-feira é juntar técnicos, gestores públicos, representantes das prefeituras e das organizações da agricultura familiar para divulgar o potencial da agricultura familiar realizada no Estado. É o momento de preparação dos produtores para o Simpósio de compras, que será o segundo momento desta inciativa”.

Leia mais:

Durante o evento, será apresentada a proposta de trabalho para o Programa de Aquisição de Alimentos no Pará. A coordenadora antecipa a expectativa para o Simpósio Estadual do dia 28 em Marabá.

“O recorte do Simpósio é voltado para o mercado. Vamos mostrar o que o Pará está produzindo em termos de agricultura familiar e como os gestores públicos de compras podem adquirir esses produtos. Vamos explicar como funciona a compra pública da agricultura familiar”, complementa.

“É aí que entra o assessoramento técnico para as prefeituras. Por outro lado, também vamos ajudar o agricultor familiar a se qualificar para atender esta demanda de mercado existente no território”, detalha.

PARCERIAS

É neste contexto de fortalecimento da agricultura familiar, por meio da abertura de canais de comercialização da produção, que estão inseridas as instituições que participarão do encontro desta terça-feira.

“O programas e políticas públicas são ferramentas fundamentais para contribuir para a solução de um dos gargalos da agricultura familiar, que é o escoamento da produção. Por esse motivo, a Vale fomentou e articulou a realização do evento com o MDS na região sudeste do Pará, visando uma maior aproximação dos compradores (órgãos públicos municipais, estaduais e federais) do agricultor”, relata o representante da Vale Frederico Baião.

Segundo ele, a Vale e a Fundação Vale apoiam comunidades especialmente no fortalecimento da agricultura familiar. “Nos municípios da região sudeste do Pará em que a Vale está inserida, a empresa atua apoiando iniciativas comunitárias por meio do fortalecimento do associativismo, qualificação profissional no campo, assistência técnica rural e instrumentalização em cadeias produtivas de bovinocultura leiteira, olericultura, avicultura, piscicultura e apicultura. Porém, somente com a união de estratégia e ação entre instituições púbicas, privadas e sociedade civil, será possível potencializar o desenvolvimento rural da região”. (Ascom/Vale)